segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Como se dá o processo de reciclagem do pneu.



Como se dá o processo de reciclagem do pneu?






 

O que fazer com todos esses pneus que não vão ser mais utilizados com a recauchutagem e ficariam no meio ambiente?





Veja aqui como se dá o processo de reciclagem de pneus.







Os pneus usados podem ser reutilizados após a recauchutagem que é feita com a remoção por raspagem da banda de rodagem desgastada da carcaça e na colocação de uma nova banda. Após a vulcanização, o pneu "recauchutado" deverá ter a mesma durabilidade que o novo. Mas, há limites no número de recauchutagem que um pneu suporta sem afetar seu desempenho. E quando chega esse limite, os pneus são considerados inservíveis e descartados que podem ser reciclados ou reutilizados para diversos fins e mostraremos alguns deles:


Na engenharia civil:

O uso de carcaças de pneus na engenharia civil envolve diversas soluções criativas, em aplicações bastante diversificadas, tais como, barreira em acostamentos de estradas, elemento de construção em parques e playgrounds, quebra-mar, obstáculos para trânsito e, até mesmo, recifes artificiais para criação de peixes.

 


Na regeneração da borracha:

O processo de regeneração de borracha envolve a separação da borracha vulcanizada dos demais componentes e sua digestão com vapor e produtos químicos, tais como, álcalis, mercaptanas e óleos minerais. O produto desta digestão é refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme, ou extrudado para obtenção de material granulado.

Na geração de energia:

O poder calorífico de raspas de pneu equivale ao do óleo combustível, ficando em torno de 40 Mej/Kg. O poder calorífico da madeira é por volta de 14 Mej/Kg.
Os pneus podem ser queimados em fornos já projetados para aperfeiçoar a queima.
Em fábricas de cimento, sua queima já é uma realidade em outros países. A Associação Brasileira de Cimento Portland ( ABCP ) informa que cerca de 100 milhões de carcaças de pneus são queimadas anualmente nos Estados Unidos com esta finalidade, e que o Brasil já está experimentando a mesma solução.


http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/reciclagem-de-pneus-e-decoracao-3211556.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário